O Governo Federal, por meio do Ministério das Minas e Energia, oficializou (3/4) a assinatura de contratos de transmissão de energia resultantes do segundo Leilão de Transmissão de 2023, realizado em dezembro.
Promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o leilão foi encerrado com os três lotes disponíveis negociados. Somados, os contratos têm previsão de investimentos de R$ 21,7 bilhões.
Os três lotes negociados contemplam 4.471 quilômetros de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 9.840 MVA, localizados nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
As obras, com duração prevista de 60 a 72 meses, vão gerar milhares de empregos diretos e indiretos e ampliar a capacidade de interligação entre as regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil.
A expectativa é que unidades produtivas em vários estados brasileiros sejam demandadas, gerando emprego, com a contratação de pessoal especializado nas indústrias de insumos e nos setores solar, eólico, de energia e distribuição.