Dispõe sobre o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo e sobre o Centro Integrado Multiagência de Coordenação Operacional Federal.
Nesta terça-feira, 10 de setembro de 2024, o Governo Federal publicou o Decreto Nº 12.173, que institui o Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo e o Centro Integrado Multiagência de Coordenação Operacional Federal (Ciman Federal). Esses novos órgãos visam coordenar e fortalecer as ações de combate e prevenção aos incêndios florestais em todo o território nacional.
O Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo terá como principais atribuições facilitar a articulação entre diferentes instituições governamentais e propor medidas para a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, além de monitorar periodicamente o cumprimento dessas medidas. O Ciman Federal, por sua vez, será responsável por monitorar e articular as ações operacionais de controle e combate aos incêndios.
Entre as funções do Comitê estão:
Articulação institucional para a promoção do manejo integrado do fogo;
Proposição de normas e medidas para a implementação e monitoramento da política nacional;
Coordenação das ações de detecção e controle dos incêndios florestais;
Capacitação de recursos humanos para a prevenção e combate aos incêndios;
Cooperação internacional para a troca de experiências e tecnologias no combate ao fogo.
Esse decreto é parte do compromisso do governo em aprimorar a gestão ambiental, preservar os ecossistemas brasileiros e mitigar os impactos das mudanças climáticas.
Para acessar a matéria completa e saber mais sobre as funções e a estrutura do Comitê e do Ciman Federal, clique no link abaixo: