A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Girassol promoveu uma palestra para os presentes na unidade no dia 13 de junho com o tema sífilis e sífilis congênita. Paralelo a ação, os profissionais apresentaram um paper educativo com todas as informações sobre a Sífilis que é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e é causada pela bactéria Treponema pallidum. Se não for diagnosticada e tratada, pode causar complicações e pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada.
O paper mostrou todos os estágios da doença Sífilis Primária, Sífilis Secundária, Sífilis Latente – Fase Assintomática e Sífilis Terciária e que a doença na fase inicial, com o respectivo diagnóstico pode ser tratada. O diagnóstico é feito através do teste rápido (TR), disponível no SUS e que pode ser realizado na Unidade Básica de Saúde, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial.
A ação do paper como um manual de saúde e orientação aos usuários mostrou maneiras de prevenção e alternativa de tratamento que devem ser realizadas em caso de diagnóstico positivo.