TEÓFILO OTONI: Municípios participam da I Jornada de Saúde em Teófilo Otoni Prefeitos, secretários e gestores de saúde de mais de 50 municípios da região Nordeste do estado, que engloba os vales do Jequitinhonha e Mucuri, estiveram presentes em Teófilo Otoni no primeiro encontro da Jornada da Saúde. Uma ação inédita promovida pela Frente Mineira de Prefeitos (18/8). Com o tema Financiamento e Planejamento do SUS, o evento contou com a orientação e apresentação de secretários nacionais. Maflávia Ferreira, superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, apresentou os impactos da saúde, onde serão investidos os recursos, quais as modalidades e as ações priorizadas do novo PAC anunciado pelo presidente Lula. A superintendente enfatizou a importância das 14 macrorregiões que englobam o PAC da saúde e a aplicação de recursos no valor de R$ 30,5 bilhões para o fortalecimento das regiões. O diretor do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júnior, apresentou os mecanismos e ferramentas tecnológicas de acesso à informação, e falou sobre os fundos e o financiamentos do SUS. Também explicou sobre o piso nacional da enfermagem. Daniel Sucupira, presidente da FMP, fez um balanço positivo do lançamento do evento na região. “Um dos objetivos da Frente é contribuir para a melhoria de todas as áreas da administração pública, e a saúde é uma prioridade. Temos uma avaliação positiva dessa primeira reunião da Jornada em Teófilo Otoni. A região tem a menor cobertura da saúde no Estado. A nossa macrorregião nordeste é a que tem menos leitos de UTI e cobertura hospitalar, com índices alarmantes que precisam ser transformados”, ressalta. A FMP vai percorrer mais 17 regiões com a Jornada da Saúde, ouvindo os gestores municipais e levando orientações pertinentes à melhoria da saúde no Estado.
MONTES CLAROS:
Em Montes Claros, FMP destaca integração das ações na região.
Com a presença de várias autoridades e lideranças de Montes Claros e região, a Frente Mineira de Prefeitos realizou a segunda etapa da Jornada Mineira de Saúde, na Macrorregional Norte (22/9).
Mais de 30 municípios participaram, entre prefeitos, vereadores, secretários de Saúde, gestores, médicos, consórcios regionais, enfermeiros, lideranças comunitárias, conselheiros de saúde e jornalistas.
Com ações da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, foi abordado o tema “Financiamento e Instrumentos de Planejamento do SUS”. Daniel Sucupira, presidente da FMP e Prefeito de Teófilo Otoni, destacou a importância da integração nas iniciativas municipais. “O maior desafio para a população é utilizar o sistema de saúde e ter o atendimento que merece. Diante desse quadro, a FMP, indica algumas alternativas, como o trabalho integrado, uma visão sistêmica, além da unificação de agendas”, salientou.
Para Dárcio Guedes Júnior, Diretor do Fundo Nacional de Saúde, trata-se de um trabalho de grande importância para os municípios. “É fundamental falar sobre as ferramentas disponíveis para auxiliar na área da saúde, isso leva segurança para os gestores”, reforçou.
Foi falado ainda sobre o novo pacto do governo federal para a saúde, oferecendo um significativo apoio para as regiões de Minas Gerais, principalmente quanto a melhorias do SUS.
No final do evento, foi elaborado um documento pela FMP para auxiliar nas sugestões e demandas dos gestores municipais, com os devidos encaminhamentos na área da saúde.
A jornada em Montes Claros também contou com a presença de Maflávia Ferreira, Superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais.
MURIAÉ:
3ª etapa da Jornada Mineira da Saúde
A cidade de Muriaé, localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, recebeu a 3ª etapa da Jornada Mineira da Saúde (21/11). A iniciativa abrangeu vários municípios da Macrorregião Sudeste.
O evento é uma realização da Frente Mineira de Prefeitos (FMP), em parceria com a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais e tem como tema principal “Os recursos do Fundo Nacional de Saúde e o Financiamento do SUS”.
Gestores da área da saúde, prefeitos de vários municípios e representantes do Ministério da Saúde estiveram reunidos para debater ações e políticas públicas visando ampliar a assistência na região.
“Sabemos dos desafios de Muriaé, assim como os de Teófilo Otoni. É hora de o governo do Estado aportar recursos para que Muriaé tenha condições de ampliar ainda mais os seus trabalhos, considerando inclusive a Portaria nº 544, do Ministério da Saúde”, destacou Daniel Sucupira, presidente da FMP. O Prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino, agradeceu o apoio da FMP para a região. “É muito importante esse trabalho na área da saúde, principalmente quanto às orientações sobre como captar e aplicar melhor os recursos. Sabemos que Muriaé atende inúmeros municípios vizinhos”, ressaltou.
Daniel fez questão de salientar que “o maior desafio não é apenas cuidar da saúde de Muriaé, mas de toda a região e suas demandas que se concentram no município, tanto o atendimento à saúde primária, quanto em grandes hospitais.”
Estiveram presentes os prefeitos Maurílio Massensini (Coimbra); Silas Vieira (Carangola); Walace Ferreira (São Francisco); Mauro Ventura (Divino); Diego Coutinho (Estrela Dalva).
Também participaram os secretários de Saúde Rosângela Rosana (Astolfo Dutra); Karine Otoni (Orizania); Isonel Doris (Rosário da Limeira); Dulcinéia Tai (Ubá); Elizângela Mendonça (Itamarati de Minas); Maria Teresa (Guarará); Felício Rodrigues (São Geraldo); Jane Agostine (Miradouro); Deivson Carvalho (São Francisco do Glória); Camila Silveira (Carangola); Leonardo Soares (Laranjal); Brenda Ferreira (Mercês); Gercy Rodrigues (Dona Euzébia);
Rayssa Araújo (Coimbra); Josilene Alves (Divino).
JORNADA DA SAÚDE
A Jornada da Saúde tem como público alvo prefeitos, secretários municipais de saúde, técnicos e profissionais da área dos municípios pertencentes às macrorregiões, além de representantes de órgãos e instituições ligadas à saúde no Estado de Minas Gerais.
O evento está sendo levado para todas as macrorregiões de Saúde do estado com a finalidade de debater e propor ações resolutivas de saúde para os municípios mineiros.
Segundo o prefeito Daniel Sucupira, presidente da Frente Mineira de Prefeitos, a meta é percorrer as 14 regiões de saúde do Estado. “A FMP busca promover a melhoria de todas as áreas da administração pública, em especial a da saúde. Queremos alcançar principalmente as cidades que enfrentam situações adversas nesse quesito”, salienta.
A Jornada teve início no mês de agosto em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, já passou por Montes Claros, no Norte de Minas, no mês de setembro e por Muriaé, zona da Mata Mineira, no mês de novembro.