Prefeitos, secretários e gestores de saúde de mais de 50 municípios da região Nordeste do estado, que engloba os vales do Jequitinhonha e Mucuri, estiveram presentes em Teófilo Otoni no primeiro encontro da Jornada da Saúde. Uma ação inédita promovida pela Frente Mineira de Prefeitos (18/8).
Com o tema Financiamento e Planejamento do SUS, o evento contou com a orientação e apresentação de secretários nacionais.
Maflávia Ferreira, superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, apresentou os impactos da saúde, onde serão investidos os recursos, quais as modalidades e as ações priorizadas do novo PAC anunciado pelo presidente Lula. A superintendente enfatizou a importância das 14 macrorregiões que englobam o PAC da saúde e a aplicação de recursos no valor de R$ 30,5 bilhões para o fortalecimento das regiões.
O diretor do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júnior, apresentou os mecanismos e ferramentas tecnológicas de acesso à informação, e falou sobre os fundos e o financiamentos do SUS. Também explicou sobre o piso nacional da enfermagem.
Daniel Sucupira, presidente da FMP, fez um balanço positivo do lançamento do evento na região. “Um dos objetivos da Frente é contribuir para a melhoria de todas as áreas da administração pública, e a saúde é uma prioridade. Temos uma avaliação positiva dessa primeira reunião da Jornada em Teófilo Otoni. A região tem a menor cobertura da saúde no Estado. A nossa macrorregião nordeste é a que tem menos leitos de UTI e cobertura hospitalar, com índices alarmantes que precisam ser transformados”, ressalta.
A FMP vai percorrer mais 17 regiões com a Jornada da Saúde, ouvindo os gestores municipais e levando orientações pertinentes à melhoria da saúde no Estado.